Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

sábado, 25 de julho de 2009

conheça cheque especial

CHEQUE ESPECIAL

O cheque especial é um crédito pré-aprovado que os bancos colocam à disposição dos clientes, levando em conta o seu cadastro e o relacionamento.
Sua disponibilidade é automática, até o limite estabelecido, sempre que há um débito na conta corrente superior ao saldo disponível.
O limite é recomposto de acordo com cobertura do saldo devedor.
O limite é periodicamente ajustado, em função das necessidades, cadastro e relacionamento.
Características
Na prática é um "saldo extra", que o cliente pode utilizar quando não possuir saldo disponível na conta corrente para débitos como cheques, DOC's, TED's, tarifas, os próprios juros do cheque especial, etc.
A utilização está sujeita ao pagamento de juros proporcionais ao valor utilizado duranteo mês. Os encargos - juros e IOF - são calculados diariamente e cobrados mensalmente.
As condições de utilização - taxas, prazos, valor, garantias, vencimento antecipado, multas, renovação automática - são estabelecidas em contrato assinado entre o cliente e o banco. O banco poderá mudar unilateralmente essas condições, mediante aviso ao cliente.
Finalidades
A utilização racional do cheque especial deve restringir-se a necessidades eventuais e de curtíssimo prazo.
Benefícios
A utilização do cheque especial é conveniente quando o "furo de caixa" estiver limitado a poucos dias - máximo uma semana. Nestes casos, mesmo sendo a alternativa mais cara do mercado, pode resultar em juros menores.
Há no mercado três tipos de cheque especial com "vantagens":
• Carência: se o prazo de utilização for menor ou igual ao de carência, não há juros, apenas IOF. Nesta modalidade o cliente precisa saber que, se utilização ultrapassar a da carência, ele pagará juros sobre o prazo integral, inclusive da carência.
• Juros decrescentes: quanto maior o prazo de utilização, menor a taxa de juros. O cuidado aqui, é que apesar de decrescentes, são muito altos, além do custo, cuidar par não ultrapassar o limite ou descumprir alguma cláusula do contrato, o que anula o benefício.
• Juros reduzidos: clientes que tem outras operações com o banco - investimentos, seguros, cartão, etc. O cliente deve solicitar este produto ao seu gerente, ele não é oferecido a todos.
Cuidados
Mantenha o saldo de sua conta corrente sob rigoroso controle, observe os débitos de tarifas, débitos automáticos, etc.
O cheque especial deve ser encarado como a última alternativa no caso de necessidade de crédito.
No caso de estar fazendo uma compra, pense em outras alternativas:
o Resgate seu investimento e pague à vista
o Questione sobre o pagamento parcelado sem juros, no cartão de crédito ou cheque pré-datado.
o Questione sobre o financiamento, mesmo com juros.
o Adie sua compra
Importante
Quando estiver pensando em entrar numa dívida, pense também em como sairá dela. Analise seu orçamento e certifique-se que a dívida cabe nele .

Nenhum comentário:

Postar um comentário